domingo, 30 de janeiro de 2011

Tratado de Schengen

Que diacho é esse tal de Tratado de Schengen??

Até o dia que eu decidi viajar, nunca tinha ouvido falar nesse tal Tratado de Schengen. Eu pensei que eu pudesse ir e vir pra onde quisesse, na hora que eu quisesse pela Europa. Bom, o Tratado serve realmente para facilitar a circulação entre alguns países, mas com o visto de estudante você precisa ficar atento a alguns detalhes.

O Tratado de Schengen trata-se de acordo que permite livre circulação entre alguns países europeus. Isso significa dizer em termos práticos que, por exemplo, quando você viaja de Portugal para a Espanha, é como se você viajasse no Brasil de São Paulo ao Rio de Janeiro, sem precisar de muita burocracia para entrar quando estiverem a turismo em um prazo de até 90 dias (no caso de turistas).

Os países que fazem parte deste Tratado são: Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Islândia, Itália, Grécia, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Portugal, Espanha e Suécia.




Documentos necessário para entrar nestes países, segundo a CVC:

- passaporte válido (recomenda-se que a validade seja superior a seis meses); 
- bilhete de viagem aérea (ida e volta) com permanência máxima de 90 dias;
- assistência de no mínimo 30 mil euros;
- comprovante de alojamento;
- comprovante de meios financeiros para manter-se durante a estada.

Para os turistas que desejam sair dos limites do Tratado, é claro que é possível, mas a burocracia é um pouco maior. É o caso da Irlanda que, devido à crise, aumentou bastante a burocracia para a entrada de estrangeiros. Entre as burocracias, você precisa provar onde vai ficar (se em hotel ou se em casa de amigos com carta-convite em mãos).

Até aí tudo bem, simples de entender e muito bacana isso pra gente. Porém eu pergunto: e os outros países para quem tem visto de estudante?

Quem vai para Portugal, por exemplo, com o visto de estudante, tem direito a ir em apenas 1 país (equivalente a 1 entrada) fora do Tratado de Schengen. Ou seja, se estou em Portugal e quero ir para Londres e depois ir para Dublin, eu não posso.
Essa era uma dúvida que eu tinha e ninguém me respondia! A solução neste caso é você esperar até o dia da renovação do seu visto. Lá, você solicita mais entradas para países fora do Tratado.

Em resumo, antes de renovar o visto, você pode ir a apenas 1 país fora do Tratado e depois que renovar o visto de estudante, vão te dizer em mais quantos você pode ir, ou seja, quantas entradas você tem direito (ouvi falar que não passa de 3, mas não tenho certeza). Quem preferir tirar visto de residência temporária, fica com entradas ilimitadas, podendo entrar e sair fora do Tratado quando quiser. Então programe-se e escolha bem onde deseja ir.

 ;* 

6 comentários:

  1. Karol,
    queria saber se tu enviou algum portfólio pra porto. E quem foi teu tutor.. e se é fácil fazer o "ajuste" das grades dos dois cursos.

    ResponderExcluir
  2. "Entradas" não são dentro do tratado?

    ResponderExcluir
  3. Malu, eu não portfólio não. Não me pediram. Meu tutor foi Evandro. Quanto ao ajuste de grades, é mais fácil pra quem aderiu à nova grade. Pra mim, por exemplo, só consegui aproveitar 1 disciplina (fotografia) As demais vou fazer por vontade apenas. =*

    ResponderExcluir
  4. Tales, expliquei pra vc as coisas no orkut =)

    ResponderExcluir
  5. Gente eu comprei um seguro muito bom de 30 mil euros, http://www.seguroviagem.com/
    o pessoal foi super atencioso e foi bem rápido e prático!

    Sei que este post é antigo , mas é sempre bom divulgar essas facilidade para quem está rumo a europa como eu! :)

    ResponderExcluir
  6. se vc vai para Europa confira no site https://www.airportpark.com.br/seguro_viagem_europa_schengen.html a promocao que vc compra o seguro viagem e estaciona com descontos no Aeroporto de GRU.

    ResponderExcluir