terça-feira, 25 de janeiro de 2011

O início de tudo

Bom, começo aqui este blog com o objetivo de passar para outros estudantes tudo o que eu tenho passado em cada etapa do meu processo para conseguir realizar minha mobilidade acadêmica do Brasil para Portugal, durante 6 meses.


Tudo começou quando eu vi no site da minha Universidade (UFMA) que um edital havia sido aberto para mobilidade acadêmica.


Dica1: Antes de você se candidatar a uma mobilidade acadêmica, avalie bem a situação. Observe os custos, as vantagens, o que será necessário. Avalie BEM os custos, pois não são poucos. Se realmente você achar que dá pra você, vá em frente e não fique com medo da burocracia! Ela é grande, mas não é invencível!

Dica2: Geralmente os editais são abertos nos meses de setembro e outubro. Portanto fiquem atentos!


Então, após avaliar a situação, fui atrás do departamento responsável por assuntos internacionais da minha Universidade (no caso, o PROCIN). Lá, eu consegui o formulário de candidatura para a Universidade do Porto. Existem alguns pré-requisitos a serem preenchidos, mas isso depende de cada edital e Universidade.


Documentos necessários para candidatura deste edital: Preenchimento do formulário da UP (onde você coloca as disciplinas a cursar), 1 foto 3x4, histórico escolar atualizado e currículum lattes. Bom, quanto a esse curriculum, você precisa "extrair" seu currículo atualizado pela Plataforma Lattes e comprovar tudo o que tem nele. Ou seja, se você escrever que foi a 10 congressos, você precisa anexar os 10 certificados de participação.


No meu caso, eu encadernei tudo para ficar mais bonitinho e entreguei para o PROCIN. Porém, depois me falaram que é melhor não encadernar. Você pode colocar em uma pasta simples ou um envelope.


Dica3: Não enrole! Consiga tudo com rapidez, pois quanto mais tempo você demorar para entregar a candidatura, mais tempo vai demorar para você receber resposta, maior é a probabilidade de não ter mais vaga na residência universitária, mais tempo demora o seu visto e assim por diante.


Depois de entregue, é só aguardar pela resposta: aceito ou não aceito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário