terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Onde morar

Enquanto você vai atrás da papelada, você já deve ir atrás de local para ficar. Isso é uma novela!
São muitas opções e ao mesmo tempo milhões de incertezas. Porque morar sozinho sai muito caro, então o jeito é dividir apartamento ou alugar um quarto de alguém, a menos que você seja rico, claro.  ;P  O que não é o meu caso  :D 

Dica1: Procure sites de alojamento universitário privado. Lá você encontra muitas opções. Porém fiquem atentos aos golpes, pois qualquer pessoa pode criar uma conta. Achei esses dois sites em Portugal:

Dica2: Procure conhecer pessoas que moram lá ou que já moraram. De repente elas podem ter o contato de alguém que tenha um quarto ou um apartamento. E sendo indicação de alguém, é mais provável que seja de confiança.

Dica3: Nunca feche com a primeira pessoa que aparecer. Pergunte muito, pesquise muito. Em todo caso, feche para pelo menos o primeiro mês. Depois que você estiver lá, você pode encontrar um lugar melhor e mais em conta.

Dica4: Acesse sempre o GoogleMaps e veja as possibilidades de transporte e localização dos alojamentos que você achar. Veja se vale à pena e conheça os caminhos e possibilidades de acesso ao comércio.

Outra coisa que se deve saber é com relação ao caução. Alguns proprietários exigem o pagamento de caução como forma de reserva do quarto/apto. Isso é equivalente a 2 meses de aluguel, sendo que o último mês que você ficar, você não paga.
Na prática: Digamos que o valor do aluguel custe 200 e você vai ficar lá fevereiro, março e abril. Então você vai pagar adiantado 400, ou seja, 200 x 2 = 400 (em fevereiro). Paga 200 em março e em abril você não paga nada. É uma forma de garantia.
Mas isso varia de acordo com cada proprietário. É bom conversar bastante para haver entendimento.

Eu já achei lugar pra ficar! \o/

3 comentários:

  1. Tu conseguiu dividir apartamento? É perto da faculdade? Eu achei dois pelo Easy a 3 minutos da faculdade. Mas nada confirmado ainda.

    ResponderExcluir
  2. O meu não será tão perto da faculdade porque é mais caro e não respondem. Mas o meu é perto do metrô, então é belezinha. =)

    ResponderExcluir
  3. A cidade do Porto é pequena, então não existem distâncias muito grandes. O ideal mesmo seria morar perto do centro ou próximo às estações de metro (ah, e vão se acostumando que lá se fala métro e não metrô). Digo isso porque se vocês curtem ir pras festinhas, estas geralmente acontecem na região mais central do Porto e os metros só funcionam até uma certa hora. No entanto, os melhores apartamentos estão localizados próximos das faculdades. É uma questão de escolha. De toda forma, vocês não terão dificuldade alguma naquela cidade liiiiinda e apaixonante!

    ResponderExcluir