quinta-feira, 2 de junho de 2011

O começo do fim

Faltam exatamente 2 meses pra eu voltar para o Brasil e começo a sentir o peso do retorno. Os amigos começam a voltar pra seus países e você começa a refletir.
É curioso como todo o período que passamos aqui é como se fosse uma vida inteira, onde passamos por tantas coisas, por diversas fases... Eu falo por mim, mas em conversa com outras pessoas, percebo que não sou a única a passar por tudo isso. As fases mudam de pessoa pra pessoa, claro, mas comigo aconteceu assim:

Primeira fase: A EMPOLGAÇÃO
Quando eu cheguei, pensei: Deus, estou realizando meu sonho após anos de planejamento! Não acredito! Tudo é lindo! Tudo é maravilhoso!!! Obrigada!!!
De fato tudo é empolgação. Você teve a coragem e força de vontade de ir atrás de seus sonhos, atravessou o oceano e chegou finalmente à Europa! Chegou na terra prometida! Daí você consegue ver lugares que só via na televisão, lugares que só via nos livros e percebe que você é capaz de conquistar qualquer coisa! TUDO É LINDO!! É fantástico!
Um dia você acorda e diz: Ah, semana que vem vou em Paris. Daqui a 3 semanas vou em Londres. CARAMBA! É INCRÍVEL!!!! E faz amigos do mundo todo!! É demais!
Sem falar na empolgação de morar sozinho!

Segunda fase: A SAUDADE
Você passa a ver que as coisas não são assim tão fáceis quanto parecem e que vai ter que superar muitos obstáculos. Vai sentir falta de ter a comidinha pronta em casa, de ter a roupa cheirosinha, de ter dinheiro pra comprar o que quer.
Vai morrer de saudades do namorado, se tiver. Vai pensar nas saídas com as amigas. E vai achar que a grama européia não é tão verde assim...
Pior ainda se você for tímido, falar com poucas pessoas e não sair pra festas, como eu. Aí mesmo que você sente falta da sua vida, das coisas e das pessoas.

Terceira fase: A DEPRESSÃO
O que?? Depressão???? Sim! É mais comum do que eu podia imaginar.
No início das aulas eu lembro bem que Luísa Capitão deu uma palestra sobre a mobilidade e disse que tem disponível consultas a preços reduzidos para estudantes que precisarem, inclusive com o psicólogo pra quem tiver depressão. Eu lembro que pensei: Como é possível alguém sentir depressão realizando o sonho de estar na Europa???? Pois bem, é possível. E é mais comum do que se imagina. Exatamente por isso que ela mencionou na palestra, penso eu.
Porque há momentos em que você percebe que mesmo tendo amigos, é apenas você por sua conta e risco. E a saudade está tão grande, tão sufocante, que você se bota a chorar igual uma criança. Do nada!
Tudo o que você quer é sua casa, sua vida, sua família, seu namorado, sua cama!
Mas felizmente essa depressão é passageira. Você começa a viajar e a fazer mais amigos, daí vai aliviando aos poucos e você vai se acostumando com a "nova vida".

Quarta fase: A RE-DESCOBERTA
Depois de alguns meses, de tantos momentos vividos, de tantas coisas que se viu e passou, você começa a ver o quanto conquistou, o quanto viveu todos os sentimentos com intensidade: você sentiu medo e coragem, sentiu alegria e tristeza, sentiu frio e calor, sentiu a dúvida e certeza. Tudo junto! Ao mesmo tempo! E percebe que está vivendo uma experiência incrível! Daí você sente vontade de ficar mais! Onde até um mês atrás você só pensava em voltar pra casa, agora você quer aproveitar cada minuto como o início do fim! Você passa a se apegar a tudo o que passou e a sentir saudade sem nem mesmo ir embora. É confuso, mas é um sentimento interessante. Porque é um sentimento único.

Eu estou vivendo esta quarta fase.
Como explicar o que se sente? Não sei se sinto saudades de casa ou sinto saudades do que ainda não perdi aqui. Sinto falta da minha vida, mas gostaria de manter o que tenho aqui. Queria poder levar comigo algumas pessoas e trazer outras do Brasil pra cá. E é tudo tão novo...


Sei que ainda tem mais uma fase por vir. A fase da despedida, que só saberei como é em breve..
Mas eu posso afirmar com todas as letras que eu viveria tudo de novo! Porque a gente cresce! Com certeza passaria por tudo mais uma vez!

Então digo aos que querem vir: FÁCIL NÃO É, MAS VALE À PENA!

5 comentários:

  1. Oi Karol. Td bem::: Vc planejando a volta e eu planejando a ida! Embarco no final de Agosto para fazer mestrado em Porto. Dois meses ainda é bastante tempo. Dá pra aproveitar mta coisa.
    Aqui encontrei dicas ótimas. Gracias. Bejus

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mila!
    Muito obrigada pelo comentário! Fico muito feliz quando as pessoas não apenas passam aqui, mas registram a passagem.

    Pois desde já seja bem vinda ao Porto! Adoro demais essa cidade! Vais gostar! Estou tentando aproveitar os últimos dias em Porto (tenho apenas 1 mês aqui pq o outro mês será só de viagens :P).

    Volte sempre! xD hahaha bjs

    ResponderExcluir
  3. Karol, eu posso dizer com sinceridade q tenho o maior respeito por esse blog. Admiro muito quem preza por um trabalho de qualidade, e a gente percebe a excelência em cada post. É como se fosse um desses videologs de hoje, mas só q com um conteúdo útil. Tu podia ser uma webcelebridade se quisesse, sabia? xD Pois bem, tomara que tudo continue dando certo. Mas se der errado, a melhor parte é q vc escreve por aqui e ajuda outra pessoa a fazer o certo. Enfim, parabéns mais uma vez. (Vontade que deu do nada de falar isso aqui. =P)

    ResponderExcluir
  4. COISA MAAAAAAAAAAAAAAAAAIS LINDA!!! :')

    Oh, Adriano, muito, muito obrigada. Tu não sabes o tamanho do sorriso que eu dei quando li o comentário. Ówn! x) Muito obrigada, viu? Só acho que ser celebridade é um sonho que vou deixar pra próxima encarnação. :D hahahahaha
    Obrigadão MESMO!!! x)
    Estamos aqui pra partilhar!

    Bjinho!

    ResponderExcluir
  5. Olá Karol,
    Parabéns!! É isso aí, você conseguiu e passou por todas essas fases!! Valeu!!
    Deus abençoe.

    ResponderExcluir