sexta-feira, 24 de junho de 2011

Apê

Deixa eu apenas fazer uma comentário sobre apartamentos aqui em Porto atendendo ao recado da Geisi...

Geralmente os apartamentos próximos das faculdades são mais caros e não muito bons. Os do centro costumam ser velhos, com encanamento antigo e problemas de umidade. Mas de repente você pode ter sorte e achar um preço bom e em bom estado. Mas o que sai mais em conta eu acho que é se juntar com outras pessoas e vocês mesmos alugarem um apê por conta, sabe. Eu conheci pessoas que fizeram isso e tão muito bem.

Na verdade eu acho que se você vem sozinho, o ideal é você arrumar um lugar pra ficar durante o primeiro mês. E chegando aqui você procura outro lugar, até porque você pode visitar e ver se realmente te agrada. Eu não ia fazer isso, mas devido a imprevistos financeiros, tive que mudar...


Nem sempre morar perto da faculdade é vantagem. Avalie!
Se você for do tipo de não acorda cedo, que chega atrasado, que tem a partir de 26 anos, que arrumou um apê num preço bom e em um prédio não muito velho, aí vale a pena morar pertinho.
Mas se você não se importa em morar um pouco mais longe porém um pouco melhor, pode fazer a assinatura mensal do cartão de transporte (andante) e pagar uma taxa fixa com desconto para estudantes de até 25 anos, daí com o metro, tudo fica mais próximo.

Daí você pergunta: mas como vou saber se o anúncio é confiável?
Aí, meu querido, só Deus! hahahhaha Estou brincando. :P Na verdade esses anúncios são tipo os anúncios do Mercado Livre no Brasil. Qualquer pessoa pode anunciar o que quer. Então é necessário se investigar as referências, ver fotos, pegar contatos, de repente achar alguém que já esteve nesse local, essas coisas. Eu felizmente dei sorte e achei alguém de confiança.

Procure referências!
Uma boa mesmo é você falar também com pessoas que estão aqui no Porto. Porque elas já podem passar contatos de outras que vão voltar pro Brasil e vão ceder a vaga. Isso é ótimo porque você tem um referencial de maior confiança.
Sem contar que quando você recebe as informações pela Luisa Capitão, ela te manda uma lista de alojamento privados. Acredito que todos sejam de boa referência, né.. Mas não sei.

E o mais importante: não fique parado esperando que alguma alma caridosa vai aparecer com uma vaga pra você do nada. Você vai ter que passar horas e horas, dias e dias, avaliando anúncios e propostas até fechar. Tem que correr atrás mesmo.

Porém, NUNCA FECHE COM O PRIMEIRO ANÚNCIO QUE PARECER BOM. Acredite, sempre pode aparecer outro ainda melhor.
Agora vou ser sincera. Achar alojamento é sempre uma novela! Então boa sorte aos que vão começar o primeiro capítulo. :P 

Valeu pelo recado, Geisi!
Boa sorte na procura! =***

7 comentários:

  1. Oi Karol. Obrigada pelas dicas. Estou exatamente no meio desse processo de busca de moradia. Realmente não é fácil e demanda muito tempo. Você fica por aí até quando? Bejus

    ResponderExcluir
  2. obrigada Karol! ajudou muito. Já vi uns apês e vou pedir pro amigo meu verificar, pois ele ta ai.
    bjao

    ResponderExcluir
  3. Ai eu vim ler exatamente o que eu tava procurando! Eu e o chris resolvemos alugar um apartamento, achamos mais confiável e o preço que vimos de apts tipo kitnet e com um quarto, pelo custo, tao valendo mais a pena. Fora que alguns parentes vão passar uns dias conosco..

    Estamos de olho em um prédio Karol, ele é um daqueles do complexo do estadio do dragao, perto do shopping dolce vita. queria saber se tu já ouviu falar.. pelas fotos, ele é lindo.
    E esses teus amigos que resolveram alugar apt, eles alugaram antes de chegar? tu sabe como foi o contrato?e o lugar é legal?eles indicam?

    Mil dúvidas! Eu to suuuper ansiosa e com medo de quando mais perto fechar, menos opçoes teremos..

    ResponderExcluir
  4. ah eu queria te perguntar outra coisa..
    Nós recebemos um email da UP semana passada, sobre um cartao estudantil internacional que a universidade nos dá, ao qual tivemos que enviar fotos 3x4.

    Esse cartão vale para toda a Europa? Ou tu fizeste o cartao estudantil internacional mesmo, que dá desconto em hostels e tudo? que tem o valor de 40 reais?

    ResponderExcluir
  5. Malu, que chique vcs.. Os aptos perto do Dolce Vitta são muito bons.
    Tens que conversar com o responsável. Tem gente que só aceita se fechar antes, daí paga o calção, mas tem gente que aceita fechar contrato quando chegar.
    Eu nao fiz esse cartão de 40 reais. Todo mundo me disse que não vale a pena. E de fato nem precisei. Meus descontos eu consegui com o cartão da universidade. Ganhei desconto em varios museus em Paris, Dublin e Roma. =*

    ResponderExcluir
  6. Oi Karol,
    achei o seu blog pouco antes de vir fazer intercâmbio em Porto.
    Achei muito legal a sua ideia de contar um pouco o que acontece aqui, e acabei fazendo um blog pra mim também :)
    http://omeuporto.wordpress.com/

    Ah, obrigada por todas as dicas, foram super úteis!
    Abraço,
    Mari

    ResponderExcluir
  7. Olá, Karol!

    Muito bom o seu blog. Parabéns!

    Eu e a minha esposa ficaremos seis meses no Porto e estamos procurando moradia por lá. Encontramos um T0 próximo do Estádio do Dragão(acho que a vista de uma das janelas é o estádio) e do Dolce Vita. Pelas fotos ele é lindo e o valor dentro do que esperamos. O prédio tem 16 andares e lavanderia na recepção.

    Conheces o lugar? É bom morar por ali? Alguém aqui já utilizou lavanderia desta forma para dar a sua opinião?

    Bom, são muitas dúvidas. ;)

    A tendência é que fecharemos com este T0 pela localização, valor e condições. Mas a sua opinião será bem-vinda. =)

    Abraços,

    Luis

    ResponderExcluir