domingo, 10 de abril de 2011

Viagem: Paris

A minha viagem pra Paris foi maravilhosa!
Em seis dias foi possível conhecer muita, muita coisa!

No meu caso, assim que cheguei, resolvi andar pra conhecer logo. Estava ansiosa!
Segui a avenida à direita do prédio onde desci do ônibus já em Paris, e mais pra frente, a primeira coisa que eu vejo: O Arco do Triunfo! Lindo, no meio da rotatória. E uma mulher me perguntou: Pelo amor de Deus, como chega ali? hahahah É porque não tem como chegar lá por cima. Ficam milhões de carros ao redor do Arco. Pra maior segurança, você tem que descer umas escadas que dão acesso ao Arco ;)
Andei mais um pouco e me deparo com ela: A Torre Eiffel. Fui atrás dela e ela é lindíssima. Você fica um tempão olhando sem acreditar que você está olhando pra ela. hahahaha
Bom, se eu for contar como eu vi cada coisa, esse post será eterno, então vou falar de forma geral.

Como chegar:
Comprei minha passagem pela Ryanair. Como eu disse neste post, a Ryanair nem sempre para em aeroportos dentro das cidades, ela busca aeroportos alternativos, que é o caso de Paris. O aeroporto que paramos foi o Paris Beauvais, que fica a 1:30h de Paris.
Para chegar em Paris, você pega um ônibus que custa 15 euros só ida. Antigamente tinha desconto quem comprasse ida e volta, mas agora não tem. 30 euros ida e volta. Neste caso, valeu à pena pra mim porque paguei 30 euros pela Ryanair (com taxas) + 30 = 60 euros ida e volta. Por outras companhias, esse é o preço da passagem só de ida.
Chegando em Beauvais, você sai do prédio do aeroporto, vira à esquerda e anda até uma área que tem uns ônibus parados. É lá que você compra o bilhete do ônibus e segue para Paris. Em Paris, você para em Porte Maillot, onde vários outros ônibus param. Alí próximo você tem uma estação de metrô, que fica contornando um prédio que tem em frente.

Transporte:
Paris tem de tudo: ônibus, metrô, táxi... No meu caso eu só andei de metrô porque com ele você consegue chegar em qualquer canto da cidade, já que são nada menos que 14 linhas! Pra quem vai passear, tem várias opções de bilhete; tem pacotes de 3 e 6 dias, que você pode andar quantas vezes quiser nesses dias e tem pacotes de 10 bilhetes, por 12 euros. No meu caso esse é mais vantajoso porque eu gosto de descer em um ponto e conhecer a cidade à pé. Se for comprar avulso, custa 1,70 euros. O que eu não gostei nada é que achei o metrô velho, sujo e mal cuidado. Tem umas linhas mais moderninhas, mas toda a estrutura do metrô é suja.

Alimentação:
Achei mais caro que em Porto, mas mais barato que em Dublin. Demorei pra achar um supermercado lá! Eles não são grandes e achei escondidos. Mas opções não faltam. Dizem que se for a Paris, é obrigatório tomar um cafézinho em um barzinho com mesas redondas na porta e apreciar a cidade. Eu não fiz isso, mas vi MUITAS pessoas fazendo. Tipicamente a visão de parisienses chiques, elegantes, mega-maquiadas, com seu cigarro, tomando café e lendo um livro. Vi várias!

Lugares imperdíveis:
São tantos lugares lindíssimos, mas se tiver que escolher, eu diria:
Arco do Triunfo: além da história, ele tem um teto lindíssimo que fiquei encantada. Você pode subir (pagando, claro) e ver a cidade.

Torre Eiffel: nem precisa explicação. Você encontra 2 restaurantes lá em cima (se pagar pode subir, claro) e consegue ver toda a Paris também.

Musée D'Orsay: você encontra obras incríveis de Van Gogh, de Monet, de Rodin, entre outros. Foi lá que me emocionei olhando o PERFEITO Auto-retrato de Van Gogh. LINDO!

Musée du Louvre: também dispensa explicações. Lá eu vi: a Vênus de Milo, o Escriba, a Monalisa, obras de Ingres, Botticelli, da Vinci, arte egípicia, renascentista, medieval, tem tudo!!

Catedral de Notre Dame: o lugar mais importante pra mim nesta viagem. Eu tinha o sonho desde que conhecei a gostar de arte, de conhecer Notre Dame. Então foi emocionante demais pra mim. Tanto que fui lá duas vezes. Pra entrar na Catedral você enfrenta uma fila, mas não precisa pagar nada. Quem quer subir nas torres, sai da Catedral e vai na lateral esquerda, que tem outra filinha (essa demora) que, pagando, você sobre. 5 euros para estudantes até 25 anos.

Moulin Rouge: esse não é para entrar. É só pra dizer que você passou lá :P hahaha Eu vi na porta, em um cartaz, que a entrada era 165 euros. hahaha Eu? Pagar isso pra ver mulher pelada? Não mesmo. Só fui na porta e voltei pra casa.

Além desses eu citaria: Jardins de Luxemburgo, Sacre Coeur, Museu de Rodin, Pantheon, Ópera de Paris, Galerias LaFayette, Grand Palais, Petit Palais... Aff... Tanta coisa linda que eu vi! O que não falta é lugar pra ver!


Meu último dia era numa segunda-feira, que eu tinha reservado para ir em Versalles, mas eu não sabia que ele era fechado às segundas. Isso serve de aviso pra quem for

Dicas:
*A mesma dica novamente: Arrume um mapa! A primeira coisa que você deve fazer é sempre arrumar um mapa da cidade. Vale a pena. O meu eu arrumei porque eu pedi um folheto daqueles ônibus de turismo. Lá tinha um mapa dos principais pontos. Foi beleza! :D hahaha Outra coisa é pedir um mapa grande e um pequeno do metrô. No grande, você tem o nome das ruas.


*Cuidado com o golpe do anel. Uma amigona minha tinha me falado nesse golpe, por isso fiquei alerta. São umas velhas desocupadas que ficam nos pontos turísticos, principalmente próximo do rio Sena e da Torre Eiffel que ficam com uns anéis dourados que tu jura que é ouro. Elas passam perto de ti e deixam o anel cair. Perguntam se é seu e te dão. Você não pode aceitar. Se aceitar, elas te pertubam pra você dar dinheiro a elas.


*Cuidado com bolsa, carteira e celular. Tem MUITO imigrante em Paris que sobrevive furtando turista. Tome cuidado.


*No primeiro domingo do mês a entrada do Museu do Louvre é gratuita. :D Exatamente por isso que você tem que chegar cedo. O Museu abre às 9h, mas eu cheguei às 8h e já tinha uns 30 na minha frente. A cada minuto a fila se multiplicava. Quando eu saí de lá, umas 17horas, a fila ainda estava gigantesca, atravessando as pátios do Louvre. Eu dei maior sorte :)


*Também vá preparado para andar. Muitas coisas são próximas, então fica fácil de conhecer.


É isso. Tentei resumir ao máximo porque é muita coisa! :D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário