sexta-feira, 8 de abril de 2011

Tratado Schengen na prática

Achei interessante falar rapidamente em termos práticos sobre as diferenças que encontrei em viagens dentro e fora do Tratado de Schengen. Quem ainda estiver se perguntando o que é esse Tratado, basta rever o post que fiz sobre o assunto clicando aqui.

Bom, eu viajei para Paris e para Dublin. Paris está dentro do Tratado e Dublin está fora. Em Paris, tive que passar por aquela vistoria de sempre, passando pelo raio-x e detector de metais. Em Dublin, fiz o mesmo, mas antes de ir para a área de retirada das malas, tive que passar pela vistoria do passaporte. Lá, eles me perguntaram diversas coisas: o que eu sou, o que faço, o que estudo, qual o motivo da viagem, quantos dias eu vou passar, onde vou ficar. No caso de Dublin, eles ainda tiraram um foto minha na hora, que fica no banco de dados. Não sei se nos outros países é assim também. Daí se eles quiserem, eles deportam você.

Em resumo, em termos práticos, há essa vistoria mais apurada de quem entra e por que entra no país. Para os países do Tratado de Schengen, é mais tranquilo. Só continua tendo aquelas coisas chatas tipo quantidade de líquidos na bagagem, essas coisas...

É isso. Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário