quinta-feira, 7 de abril de 2011

Viagem: Dublin

Não tenho palavras para dizer o quanto eu gostei de Dublin (na Irlanda).
A cidade é bonita, com prédios lindos, uma cultura incrível e uma música maravilhosa!
Você andando no meio da tarde de sábado pelas ruas do centro, vê aquelas cenas de filmes, onde pessoas ficam nos pub's com um copão de cerveja (Guinness, claro!) e música irlandesa ao vivo. Incrível!


Como chegar:
No meu caso, peguei uma promoção da Ryanair. Ida e volta com taxas saiu pouquinho menos que 50 euros, mas o preço normal é beeem mais que isso, então dei sorte. O aeroporto não é tão longe. Logo que você sai, você encontra ônibus e táxi à sua disposição. Achei o táxi muito caro, então se possível, pegue um vôo que chegue cedo porque o último ônibus sai às 23:30. Depois disso, somente às 6 horas da manhã.
Quando você chegar no aeroporto de origem, não esqueça de levar seu papel do check-in on line no guichê da Ryanair para ser carimbado!

Transporte:
Para a minha surpresa, Dublin não tem metrô. Apenas táxi, ônibus e uma espécie de bondinho. Mas transporte é MUITO caro. O bilhete de ônibus mais barato custa 1,85 euros. Você precisa levar trocado em moedas porque eles não te dão troco. Você coloca em uma caixinha de metal ao lado do motorista e fala pra ele o valor. Se você der a mais, vai receber uma espécie de vale, que você poderá trocar em uma loja no centro. Então para evitar o trabalho ou a perda de dinheiro, melhor ter muitas moedas na bolsa.

Alimentação:
Também não achei barato. Se você optar por comprar coisas no supermercado, acho que sai mais em conta. Existe um supermercado chamado Tesco, que tem algumas coisas em promoção, que aí dá pra comprar coisas deliciosas a um preço bom.

Lugares imperdíveis:
Dublin Castle.
Rua do Temple Bar.
Catedral de Saint Patrick. É muito linda e ponto turístico bastante conhecido. Mas pra ser sincera eu não entrei. Eu acho errado cobrar entrada pra conhecer igrejas, essas coisas.. Mas se não me engano, a entrada custa 5 euros para estudantes até 25 anos.
Depois escrevo mais nomes assim que lembrar. :P




Dicas:
*Arrume um mapa! A primeira coisa que você deve fazer é sempre arrumar um mapa da cidade. Alguns lugares e aeroportos oferecem gratuitamente, mas se não conseguir, compre. Vale a pena.

* Neste ano de 2011, foi realizado um acordo onde todos os museus nacionais da Irlanda garantem entrada gratuita para estudantes até 25 anos européus ou não-européus que estejam morando na Europa.

* Vá preparado para andar. Na área da centro, muitos pontos são próximos, então se você não for preguiçoso, consegue ver muita coisa sem gastar com transporte. Pegue um dia para andar com o mapa na mão. Além disso, quando você anda, você passa a conhecer não a cidade de cartão postal, mas o cotidiano dela, as pessoas e seus hábitos. Adoro isso!

* Não leve casacos grandes e pesados. O tempo em Dublin é bem louco. O melhor é você colocar uma roupa por cima da outra e se fizer calor, você apenas tira.

* Não peça sacola em supermercados. Você paga 20 centavos por sacola! Daí você pensa: Ah, mas são só 20 centavos! É, só que deve lembrar que são 20 centavos de euro, o que dá uns 50 centavos de real. Eu pelo menos acho muito caro uma sacola de plástico custar 50 centavos e eu ter que comprar toda vez. Quanto daria ao final de um mês? Então leve sua mochila e coloque suas compras nela.

Bom, é isso.
Espero ajudar quem estiver pensando em ir lá. Vale a pena! =)

2 comentários:

  1. To adorando seu blog! Sempre passo por aqui pra ver as novidades. Vou pra Porto em Setembro! Se possível, coloque o tempo que você ficou em cada viagem.. Parabéns, o blog é ótimo! bjo

    ResponderExcluir
  2. Ah, muito obrigada e seja bem vinda ao blog e ao Porto! :) Anotarei sua sugestão e acrescentarei os dias! :) Beijos!

    ResponderExcluir