terça-feira, 5 de abril de 2011

Ryanair: viagens low cost

A Ryanair é a companhia aérea mais conhecida na Europa pelos "erasmus" e mochileiros.
Ela é conhecida porque sempre faz promoções com passagens a preços muito reduzidos. Porém, a Ryanair tem algumas "pegadinhas".


Aeroportos:
Por ser uma companhia low cost, em alguns lugares, ela busca aeroportos alternativos. É o caso de Paris. A Ryanair não vai direto para Paris. Ela vai para Paris Beauvais, que fica a mais de 1 hora de ônibus do centro de Paris. Por isso, além das passagens, você também precisa pagar o ônibus. Portanto, só compre passagem se realmente valer à pena. Verifique onde é o aeroporto antes de comprar seu bilhete.

Malas:
Quando for por essa companhia, faça o possível para levar apenas uma mochila, senão você irá pagar 30 euros por mala! Se você for levar bagagem na cabine, existe um limite de tamanho e peso (até 10kg) que você deve respeitar.

Check-in:
Você deve sempre fazer o check-in on line. Por volta de 1 semana antes da sua viagem, eles te mandam um e-mail para você confirmar o check-in. Você faz e imprime. O ideal é fazer logo ida e volta para não correr o risco de você esquecer. Esse check-in deve ser feito entre 15 dias e até 4 horas antes da sua viagem. Daí você imprime os papéis. Se você não imprimir ou esquecer, você terá que pagar 40 euros pela impressão lá! Caríssimo!

Taxas:
Você precisa prestar bastante atenção nas taxas. Muitas vezes você vê um vôo por 7 euros, mas depois que coloca as taxas, pode dar uns 40 euros a passagem. Existe ainda uma taxa para o uso do cartão que custa 5 ou 6 euros por trajeto!

Cancelamento:
Não existe cancelamento na Ryanair. Se você não aparecer, vão te cobrar a passagem do mesmo jeito. Então pense bem antes de comprar.

Alimentação:
Eles não servem alimentação "gratuita". Eles passam vendendo as coisas. Aliás, é quase um mercadão popular porque eles vendem de tudo: comida, jornal, raspadinha, perfumes, carregadores de celular... Por aí vai...

Lugares:
Não existe lugar marcado. Onde você quiser sentar, pode. Exceto as 5 primeiras fileiras reservadas. Por isso que o povo corre quando o embarque abre, pra vê se podem pegar um lugar bacaninha.

Bom, é isso.
Boa viagem. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário