sábado, 12 de março de 2011

Transporte: andante

Para utilizar o auto-carro (ônibus) em Porto, você pode comprar sua passagem na hora ou apresentar sua carteira com créditos chamada de andante.
Para o metro (metrô), a utilização desta carteirinha é obrigatória.
Com a carteira, você compra viagens nos guichês eletrônicos dentro das estações de metro. E sempre que você entrar no auto-carro ou na estação de metro, você precisa validar seu cartão.

Em Porto não há catracas para entrar nas estações, por isso se você quiser pode entrar e sair sem pagar. QUE LEGAL, certo? Não. Existem fiscais passeando nas estações e você é obrigado a apresentar sua carteirinha. Assim eles conseguem saber se você pagou ou não a viagem. Se não pagou, agora vai ter que pagar multa de 101 euros. Então não fique achando que é tão simples.

Existem dois tipos de andante: o azul e o dourado. O azul é para viagens avulsas e para pessoas que não são estudantes e idosos. O dourado é para pessoas com algum tipo de desconto, como estudantes, idosos e deficientes. Para o dourado, você paga um taxa mensal fixa e pode usar os auto-carros e metros o quanto quiser (de acordo com as zonas, mas isso exige outro tópico). Para isso, se for estudante, você precisa de uma declaração da universidade de que você é estudante e levar em uma das lojas do andante. O pagamento é feito em dinheiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário