quarta-feira, 8 de junho de 2011

Visto de Residência

Olá, pessoal!


Este tópico é para falar um pouco sobre coisa séria!
Já falei muito de viagens! :P hahahaha

Pois bem... Quando você vem ao Porto, você vem com o visto de estudante, porém este tem validade de alguns meses. Pra você ficar, então precisas fazer a renovação, que na verdade é o visto de residente temporário. Com ele, você pode sair e voltar de dentro do Tratado de Schengen quantas vezes quiser!

Eu só entrei com o pedido um pouco mais de 2 meses depois que cheguei. E sinceramente acho que devia ter ido antes, depois do primeiro mês ou um mês e meio. Primeiro que você precisa marcar a data para levar os documentos, que pode demorar umas 3 semanas. E depois que você pede, ainda PODE demorar até 3 meses pra chegar. O meu está quentinho! Acabou de chegar! :D Demorou 1 mês e meio!

Mas quando você entrega os documentos, eles te dão um papel que você pode apresentar nos aeroportos caso precise sair do Tratado. PORÉM, no aeroporto eles podem aceitar ou não! Isto porque não tem foto sua neste documento. Mas felizmente eu fui em Londres e não tive problemas! Bastou o papel lá.

Onde ir?
Todo mundo me dizia que eu teria de ir no SEF. E fui lá! Chegando lá, me disseram que era no CNAI (Centro Nacional de apoio ao Imigrante)! Lá eles me dão uma lista de documentos a levar e me dizem que data posso voltar lá. Peguei dados do local na internet:


CNAI - Porto

Rua do Pinheiro, 9

4050-484 Porto
Tel.: 22 207 38 10
Fax: 22 207 38 17
E-mail: geral.cnai-po@cnai.acidi.gov.pt
Horário: 2ª a 6ª das 08h30 às 16h30
(MENTIRA! Eles abrem às 9h! Tens que descer na Trindade.)


Valor?
Entre 35 e 41 euros.

Dica: Escolha um dia que você não tenha compromissos. Porque demora muito! Muito! Ficas lá no MÍNIMO 3 horas para entregar os documentos. Pra marcar é rápido, mas pra entregar... Aff...

5 comentários:

  1. Oi Karol. td bem::
    Mt importante esse seu post. Poderia informar quais documentos eles exigem:: Algum devo providenciar ainda no Brasil:
    Embarco para Porto dia 26 de Agosto. E vou estudar por api durante dois anos.
    Bejiinhus
    Mila

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Mila.
    Olha só. Os únicos documento que você precisa trazer é o comprovante de meios de subsistência, termo de responsabilidade dos pais e o PB4. Meios de subsistência é tipo contra-cheque dos pais, pro-labore, declaração dos pais de auxílio financeiro, essas coisas. O resto é tudo aqui, ok? =*** Bjs e boa sorte.

    ResponderExcluir
  4. OI Karol. obrigada pelas informaçoes. soh vi seu retorno hoje. Vou fazer então um novo termo de responsabilidade dos meus pais...só fiz um que encaminhei para a documentação do visto. Estou procurando apto pra alugar e sem sucesso até o momento. se vc conhecer algm que esteja com quarto disponível agradeço se puder indicar. Beeejus!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Karol,
    qdo eu chegar em Portugal, posso viajar para outro país sem este cartão, ou tenho que esperar esse cartão p começar a viajar pela Europa??
    Valeu!!

    ResponderExcluir