segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Comprar as passagens

Chegou a hora de comprar as passagens. No meu caso não, ainda estou esperando sinal de vida do consulado (há mais de um mês e meio!!!), mas a maioria dos estudantes já estão preparando a viagem porque já obtiveram resposta positiva do consulado.

Existem sites de busca por passagens e hotéis a um preço mais em conta, que te ajudam a encontrar a melhor opção. Sugiro a Decolar.com onde eu achei diversas opções.

Dica: Analise bem o roteiro do seu vôo; número de paradas, locais da parada, o tempo de espera entre vôos e o nome da companhia.

Buscando passagens, observei que os bilhetes pela companhia Iberia eram os mais baratos, por isso resolvi pesquisar um pouco mais sobre ela. Ouvi diversos comentários negativos: malas são extraviadas ou são abertas, tendo seus pertences furtados. Portanto, tomem bastante cuidado caso escolham esta companhia. Usem um bom cadeado e lacrem suas malas com aqueles plásticos que encontramos nos aeroportos.
Quanto à TAP, não ouvi reclamações em número significativo, por isso acredito ser uma boa opção.

Quanto à data de retorno, você precisa perguntar ao consulado que você está dando entrada. Ouvi algumas pessoas dizendo que o retorno deve ser colocado para 120 dias após a sua chegada, pois não é certeza da renovação do seu visto, porém a maioria das pessoas compra a volta para o dia exato de retorno (no meu caso em julho). Para você não ficar perdido, pergunte ao consulado em que você deu entrada no pedido, ok?

IMPORTANTE: Não esqueçam que vocês podem chegar em Porto de duas formas: por Portugal e pela Espanha (geralmente Madrid). Se for Portugal, lá mesmo no aeroporto você se apresenta ao SEF de forma obrigatória (eles carimbam seu passaporte). Mas se você chegar pela Espanha, quando chegar em Portugal, você precisa se apresentar ao SEF - Serviço de Estrangeiros e Fronteiras para declarar sua entrada em Portugal em ATÉ 3 dias! Quem não for declarar, pode pagar multas quando for renovar o visto!

Depois você precisa ir lá novamente num prazo de ATÉ 120 dias para solicitar agendamento da renovação do visto que receberam no Brasil. O ideal é ir com antecedência, pois ouvi relatos de pessoas que esperaram mais de um mês pra conseguir uma data. Então depois de 2 meses, corram atrás disso!

 ;* 

2 comentários:

  1. Karol, realmente a TAP eh uma das melhores companhias. O voo eh super agradavel, direto pra Lisboa (quem vai pela Iberia precisa descer em Madrid) e realmente existe uma segurança maior. Adorei viajar pela TAP, não me arrependo de nada!

    Sobre se apresentar no SEF, esse teu recado eh especifico pro pessoal que vai pela Iberia, que desembarca na Espanha. Quem vai de TAP direto pra Lisboa passa no SEF no aeroporto mesmo, assim que desce do voo.

    Com relação a questão da renovação do visto, nem eh tão dificil assim. O problema eh ter todos os documentos pra apresentar la, bem direitinho. Mas raramente eles negam, acredito que seja apenas uma questão de controle.

    Se tiver alguma duvida, eh so perguntar.

    =)

    ResponderExcluir